Personalizar Estrutura de Hiperligações Permanentes
dica, guia, instalação, site, wordpress 5 Fevereiro 2008Já aqui escrevi sobre a personalização das hiperligações permanentes em WordPress. Por defeito a instalação do WordPress utiliza a seguinte estrutura: http://www.iliquido.com/?p=123.
Muitos experts advogam que se deve alterar para algo do género http://www.iliquido.com/2008/instalei-o-wordpress-e-agora/,
é de mais fácil percepção e de melhor indexação pelos serviços de pesquisa como o Google.
Encontrei este artigo do Jeffro2pt0 no site Weblog Tools Collection mais elaborado onde explica as várias opções que existe para configurar as hiperligações permanentes. Não se esqueçam de ler os comentários a este artigo que valem o tempo perdido. Em contraponto à personalização temos este outro artigo do Thulefoth, em que o autor Ted Clayton fala das vantagens em não alterar as hiperligações.
Fevereiro 6th, 2008 at 4:15
Don Melton deixou um comentário sobre o meu post dizendo que a forma de o padrão query string, “?p=123” no WordPress, difere de um CMS ou blog para o outro, e que Permalinks pode proteger-nos de repente ter todos os novos URLs dinâmicos, Se algum deslocar-se para outro blog software. Não vejo outras pessoas fazendo este ponto, mas talvez seja verdade. Mas talvez, também, há outras formas de lidar com ele …
Fevereiro 6th, 2008 at 21:18
Pois… A migração para outro sistema de CMS não é feita de animo leve, e penso que somente num caso drástico, por exemplo, o WordPress acabar de alguma forma.
Mas também é verdade que não podemos pensar a longo prazo em Sistemas de Informação, o que hoje pode ser verdade amanhã é mentira.
Para mim a grande vantagem das hiperligações personalizados é que são mais fáceis de memorizar que o “?p=123”, e nem tanto pelo SEO. Mas a verdade é que temos sempre a opção de “Search” para encontrar o que queremos.