Instalei o WordPress. E agora?
blog, guia, instalação, site, wordpress 11 Janeiro 2008A grande vantagem de um sistema de blogues como o WordPress é a facilidade em alterar a sua configuração, a sua apresentação, ou acrescentar novas funcionalidades em muito pouco tempo e sem necessidade de grandes conhecimentos em programação php/MySQL.
Depois de ter terminado a instalação do WordPress existem algumas tarefas a executar. Criei uma checklist das tarefas, que será revista de tempos a tempos. Se quiserem sugerir alguma alteração ou acrescentar mais alguma, podem faze-lo através dos comentários. Para alterar a configuração de um blog wordpress temos que aceder ao backoffice – painel de administração, o endereço será da forma http://www.onossodominio.com/wp-login.php dependendo do local de instalação.
- Criar titulo do blog e endereço de email associado
- Mudar linha descritiva
- Definir formato da data e hora
- Mudar a palavra-passe do admin
- Criar outros utilizadores
- Opções de escrita
- Opções de leitura
- Opções de discussão
- Opções das hiperligações permanentes
- Escolher o tema do blogue
- Alterar o tema do blogue
- Alterar o blogroll
- Criar uma página “Sobre Mim”
- Alterar o artigo exemplo
- Instalar e configurar alguns extensões
- Criar uma página de contacto
- Começar a escrever os artigos
- Para alterar o titulo do blogue escolhemos Opções->Geral.
Podemos escolher um nome de blogue diferente do nome do domínio. Devemos ter um endereço de email para fins administrativos. Carregar no botão “Actualizar Opções” para guardar as alterações efectuadas.
- Em Opções->Geral vamos alterar o texto da linha descritiva do blogue. Depois de guardar as alterações efectuadas podemos confirmar o aspecto do blogue abrindo outra janela com o endereço do blogue.
- Nas Opções->Geral podemos definir os formatos utilizados para a data e hora. Dependendo do tema utilizado poderá ser necessário alterar ficheiros do tema para que o formato da data saia correcto.
- Quando instalamos o WordPress, o sistema atribui uma palavra-passe automática à conta de administração – admin. Para alterar a palavra-passe vamos a Utilizadores->O Seu Perfil.
Podemos aproveitar para introduzir mais alguma informação sobre o nosso perfil. Depois de feitas as alterações vamos clicar em “Actualizar Perfil”.
- Alguns blogger’s preferem escrever artigos sem usar a conta admin, para criar novos utilizadores escolhemos Utilizadores->Autores e Utilizadores. Será necessário atribuir uma função ao novo utilizador. A cada função estão associados algumas permissões. Existem 5 funções, a saber, administrador, editor, autor, colaborador e subscritor. Sendo a mais alta administrador e a mais baixa subscritor, falando em termos de permissões. Pode ler mais sobre as funções e permissões http://codex.wordpress.org/Roles_and_Capabilities
- Nas Opções->Escrita podemos definir os serviços de actualização que pretendemos utilizar. Assim que se publica um novo artigo, o sistema wordpress vai notificar vários serviços, por exemplo, o Technorati e o Google, que existe uma actualização do site. Uma lista exaustiva http://codex.wordpress.org/Update_Services que podemos aproveitar para colar.
- Em Opções->Leitura vamos definir o número de artigos que aparecem por página. Este número poderá depender de vários factores, a extensão dos artigos, tipo de letra e o tema do blogue. Podemos definir se a apresentação inicial do blogue, são os últimos artigos ou uma página estática. Nesta secção temos a opção de definir a codificação dos caracteres utilizados na escrita do blogue, ou seja, qual a linguagem utilizada nos artigos. Podemos deixar a que está por defeito – UTF-8. Como podemos ter leitores do blogue através de feeds de RSS, em Opçoes->Leitura definimos o números de artigos disponíveis por RSS e se são completos ou um resumo do artigo.
- Os blogues dependem da interacção entre os seu leitores e autores através da caixa de comentários em cada artigo. Em Opções->Discussão podemos definir e configurar essa interacção. Sugiro que se permita que qualquer pessoa possa comentar sem necessidade de criar um utilizador ou ter um comentário anteriormente aprovado. Quanto mais fácil for comentar, mais comentários teremos. Mais adiante vou explicar como se utiliza algumas extensões/plugins para limitar o Comment Spam. Algumas definições poderam ser definidas artigo a artigo.
- Agora escolhemos Opções->Hiperligações Permanentes. Para ajudar nos rankings de pesquisa, os Experts sugerem que se altere a estrutura das hiperligações permanentes. Por defeito, um artigo será acedido pelo seguinte endereço http://www.onossodominio.com/?p=1. Vamos personalizar para http://www.onossodominio.com/ano/mês/nome_do_artigo. Se publicar poucos artigos por mês, pode excluir o mês na personalização. A nossa personalização ficará: /%year%/%monthnum%/%postname%/
- Uma das facilidades de um blogue é a profusão de temas que se pode aplicar. No wordpress define-se o tema a usar no menu Apresentação. A instalação do wordpress vem com algumas temas. Para mudar de tema bastará clicar na imagem representativa ou no título do tema.
Podemos encontrar vários temas gratuitos na internet. Aqui ficam alguns links:
Smashing Magazine #1
Smashing Magazine #2
Smashing Magazine #3
WordPress Theme Generator
WordPress Theme Viewer
O processo para instalar um tema no site será idêntico ao que usa-mos para trasnferir os ficheiro do wordpress com o Filezilla. A pasta dos temas a instalar tem que ser a correcta, e encontra-se em site/wp-content/themes/NomeDoTema. - Depois de escolhido o tema poderá ser necessário alterar alguns detalhes manualmente. Vamos a Apresentação->Editor de temas e temos acesso ao código do tema. O tema é constuido por vários ficheiros. A “folha de estilos”, style.css e outros ficheiros acabado em .css definem o estilo e formato de todos os elementos gráficos, sejam eles textos, margens, ligações, posições de imagens, cores, etc., de um documento. Para alterar a aparência do blogue podemos editor “folha de estilos” de um determinado tema. É preciso ter atenção que os temas poderão conter elementos noutra linguagem que não seja a nossa. Por exemplo, o formato das datas poderá estar diferente do que aquele que é usual em Portugal. Para corrigir esses problemas temos que alterar os outros ficheiros do tema, geralmente terminados em .php ou com nomes a descrever o seu objectivo, por exemplo, “Comentários”, “Barra Lateral”, “Cabeçalho”, etc..
- Se o tema escolhido conter uma secção de Blogroll, que não é mais que uns atalhos para outros sítios, verificamos que o wordpress já vem com alguns predefinidos. Para altera-los entramos no menu Blogroll e podemos editar o que lá estão e acrescentar outros.
- Será pertinente criar uma página “Sobre” com alguma informação do autor do blogue. Em Gerir->Páginas e alterar a página que já existe.
- Com a instalação do wordpress já temos um artigo publicado para servir de exemplo. Experimentem edita-lo(Gerir->Artigos), colocar imagens, utilizem os vários elementos, desde o itálico, o bold, as listas para verificarem as alterações feitas ao tema.
- Depois de ter instalado o wordpress, o configurado, escrito o primeiro artigo, alterado a página “Sobre”, definido o tema, podemos finalmente instalar e configurar algumas extensões. As extensões ou plugins vão acrescentar algumas funcionalidades que faltam à configuração base do wordpress. Podemos ver em Extensões->Extensões que já existem algumas instaladas, nomeadamente o Akismet, mas ainda não activadas. Não há nenhum blogue igual, e cada um terá o seu conjunto de extensões instalados, mas segue uma lista que poderá seguir para instalar:
SpamKarma – para resolver o problema do Comment Spam que falei anteriormente
FeedBurner Plugin – para configurar o nosso feed RSS
All in One SEO Pack – Configurar elementos SEO artigo a artigo
Brian’s Latest Comments – Acrescentar informação dos últimos comentários na barra lateral
No No-Follow – Desactivar o No-Follow em alguns comentários
Google Sitemaps Generator – Criar mapas de site para submeter ao Google para melhorar os rankings
Contact Form ][ – Criar um formulário de contacto como uma página do wordpress - Com a extensão “Contact Form ][” instalada e activado podemos facilmente criar um formulário de contacto. Para criar a página vamos a Escrever->Escrever Página. Para título usamos “Contacto” e no conteúdo escrevemos “[ C O N T A C T – F O R M ]” sem aspas e sem espaços. Em Opções->Contact Form ][ configuramos o endereço de email para onde será enviado o contacto e as mensagens de sucesso e erro.
- Começar a escrever os artigos.
Existem muitas extensões disponíveis para o WordPress. Podem pesquisar aqui. Depois de copiadas para a pasta site/wp-content/plugins e activadas ficam prontas a serem utilizadas. Algumas extensões podem ser configuradas em menu próprio dentro das Opções.
Janeiro 19th, 2008 at 22:13
Grande tutorial.
Parabéns e continuação de um excelente projecto 😉
Janeiro 23rd, 2008 at 20:04
[…] e o que fazer depois de instalado o wordpress […]
Fevereiro 6th, 2008 at 21:19
[…] Instalei o WordPress. E agora? 01-11-2008 […]
Março 8th, 2008 at 14:55
Crie um blog no wordpress, porém no meu painel não aparece a opção editor de temas, nem a opção widgets, o q pode ter acontecido? desde já agradeço pela ajuda
Março 8th, 2008 at 17:26
@Albejane
Penso que a opçao “widgets” poderá depender do tema escolhido, ou seja, o tema actual não suporta widgets. Relativamente ao “Editor de Temas”, será que os ficheiros/pastas do tema tem permissão de edição/alteração. Os ficheiros precisam da permissão 666 para serem editados pelo Editor de temas do wordpress.
Para alterar as permissões: http://codex.wordpress.org/Changing_File_Permissions
Update: Relativamente ao editor de temas, quem tem um blog gratuito no wordpress.com está limitado neste aspecto, ou seja, não pode alterar o CSS e HTML do tema escolhido gratuitamente.
Muitas das dicas que estão neste artigo/post aplicam-se somente a quem tem domínio e alojamento próprios e esteja a utilizar o software wordpress e não quem tenha um blog alojado no wordpress.com
Março 26th, 2008 at 21:26
Olá amigo,
muito legal este tutorial.
Agora uma dúvida, quando vou criar um post tem lá FICHEIRO… percebi que ele redireciona para uma página quando eu crio e jogo a palavra no ‘Post’.
mais tem uma aprte que vc importa o arquivo para o servidor… para que fazer esta importação? o que deve conter?
em fim, pra que serve!!!
ah, sou novo na onda de Blogs!!!
grande abraço
Março 26th, 2008 at 22:56
Viva Luiz,
Na secção ficheiro podemos enviar ficheiros para o servidor onde está alojado o site. Em vez de usar um programa de FTP para transferir os ficheiros, podemos na secção de criação de artigos/posts enviar(fazer o upload) para o local especificado em Opções->Vários do nosso site.
Depois de seleccionado o ficheiro devemos preencher os restantes campos relativos ao ficheiro: Título e descrição. Depois de clicar em “VER”, vamos ter várias hipoteses conforme o tipo de ficheiro enviado. Se for imagem podemos optar por “Miniatura”, “Tamanho original” ou “Título”. Permite também definir a hiperligação se será para o “Ficheiro”, para uma “Página” ou “nenhuma” hiperligação. Clicamos no botão “Enviar para o Editor” para o código com as nossas opções no editor.
Se tiver mais dúvidas não hesite em perguntar.
Abril 22nd, 2008 at 11:52
[…] ontem lá tinha um novo comentário, e neste caso era um “trackback” para o artigo Instalei o WordPress. E agora? de um site com domínio brasileiro – http://www.bloglabs.com.br onde este teria um artigo/post com um link […]
Maio 14th, 2008 at 16:07
Cara, ótimo blog, mas tenho uma dúvida…criei a minha conta e blog no wordpress e gostaria de alterá-lo pelo sofware NUV…eu crio todo o layout novo e quando vou atualizar, ele me pede o ftp do wordpress…e não consigo achar esse ftp!! Por favor, me ajude!!
Valeu!!
Maio 14th, 2008 at 19:22
@Piero,
Nos blogs do wordpress.com só pode usar os temas/layout que por lá existem. Não pode alterar o css nem o acrescentar o HTML gratuitamente. Existe um serviço pago – Custom CSS, que permite alguma manipulação do CSS.
Julho 22nd, 2008 at 19:37
Belo post, parabéns.
Julho 29th, 2008 at 18:17
@Orides, Obrigado pelo apoio.
Agosto 14th, 2008 at 21:07
[…] Instalei o WordPress. E agora? […]
Junho 4th, 2009 at 19:15
[…] Instalei o WordPress! E agora? | Ilíquido (January 11th, 2008 at 1:41 pm ) […]