Alojamento do site – parte I
blog, blogger, domínio, sapo, site, webdesign, wordpress 13 Dezembro 2007Hoje vou falar/escrever sobre a escolha do alojamento para o site que pretendem criar. Dependendo dos objectivos que se pretendem temos duas alternativas. Escolher um domínio partilhado como o WordPress.com, Blogger.com, Blog.pt, Sapo.pt e até Jornal Sol, ou escolher um domínio e alojamento próprio. A grande vantagem da primeira opção é o preço – GRÁTIS, permite experimentar o mundo dos blogues e sites sem grande investimento da nossa parte. Nos dias de hoje, todos eles permitem configurar temas, introduzir publicidade, ter feeds, configurar vários extra, chamados de “widgets”, como por exemplo sondagens, fotos da nossa conta do flickr, etc. Muitos dos blogues portugueses mais conhecidos estão alojados num destes sistemas, por exemplo:
No blogger : abrupto do Pacheco Pereira, Blasfémias de um conjunto de bloggers, Estado da Coisa e até o WallpaperOne.
No Sapo: Nuno Markl, A Origem das Espécies, Lost in Wonderland e Jonasnuts
No WordPress.com: A educação do meu umbigo e 7 Olhares
Como podemos comprovar pela lista de ilustres que utilizam os domínios partilhados não são menosprezar estes sistemas no seu alcance em termos de audiência. Estes sistemas alojam milhares, senão forem milhões de blogues, de artigos, de comentários, e em várias línguas, e são lidos por esse mundo fora.
Se pretendemos desenvolver uma actividade mais séria, o ideal será adquirir um domínio e alojamento próprio. É mais fácil criar uma marca com base num domínio próprio que num subdomínio nos blogues da sapo, por exemplo.
Afinal, o que é o alojamento?
Em termos simples, é o um espaço configurado num servidor, ligado 24 horas por dia à Internet, em que poderá colocar as suas páginas, imagens e outros ficheiros que serão depois consultados por qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, que esteja também ligada à Internet, escrevendo apenas o nosso domínio.
O registo de domínio e alojamento de sites são serviços diferentes, independentes mas também complementares. Podemos fazer uma analogia para o caso de uma empresa. Numa empresa temos que regista-lá no Registo Nacional de Pessoas Colectivas – o nosso domínio, e depois temos que alugar um espaço comercial para exercer a actividade – o alojamento do site. Podemos registar o nosso domínio e comprar o alojamento no mesmo fornecedor. Poderá até haver algumas promoções, como oferecer o registo do domínio subscrevendo um alojamento por determinados anos.
Existem muitas empresa de alojamento a operar em Portugal e por esse mundo fora. Não estamos limitados em adquirir esse serviço a uma empresa portuguesa, podemos contactar directamente empresas de outros países. O processo de compra de alojamento é quase fácil demais. Existem algumas considerações a ter em conta sobre as características do serviço de alojamento no acto de aquisição desse mesmo serviço.
- Preço
- Espaço em disco
- Tráfego mensal incluído
- Número de Emails
- Contas de FTP
- Linguagens
- Base de dados MySql
- Subdomínios
- Domínios parqueados
- “Addon domains”
- Backups diários
- Estatísticas
- Anti-spam e anti-vírus
- Suporte
- CPanel e fantástico
- Termos de serviço
No próximo artigo irei falar sobre cada um dos pontos mencionados atrás.
Dezembro 13th, 2007 at 17:13
Grande post sim senhor.
Parabéns 😉
Dezembro 14th, 2007 at 11:38
Se pensava eu que alguma vez o Estado da Coisa fosse referido juntamente com o Abrupto e o Blasfémias!
Dezembro 17th, 2007 at 20:13
Caro Hollygang,
Olha que não… Tens o mesmo Google Pagerank, PR5, que esses que mencionaste. E mais ninguém dos links que coloquei supera o PR5. O meu ainda anda muito por baixo, ou seja, igual a zero, mas este estaminé tem dias…Vai chegar lá.
Actualização:
Afinal enganei-me, o EstadodaCoisa tem um page rank de DOIS e não 5!!! De qualquer forma, e como já disse mais à frente, para mim tens mais interesse que os outros.
Dezembro 19th, 2007 at 17:49
[…] vou continuar o artigo sobre alojamento que comecei na última semana. Podem ler a primeira parte aqui. Comprar o serviço de alojamento deve ser como comprar outro bem ou serviço, temos que fazer uma […]
Dezembro 22nd, 2007 at 4:18
Estás a ver o que disse o Hollygang acerca do Abrupto e do Blasfémias?
É mais ou menos o que eu digo acerca do Há Vida em Markl e, mais especialmente do A Origem das Espécies.
Sinto-me uma intrusa 🙂
(E se precisares de mais Blogs do SAPO, assim conhecidos e tal, e já agora muito mais conhecidos e muito melhores que o meu, apita 🙂
Dezembro 22nd, 2007 at 21:27
Agora só falta o Pacheco Pereira comentar… 😉
Vocês são demasiadamente modestos. Penso que nos dois casos merecem o pódio e até superam a concorrência…
Eu coloquei o Abrupto e Blasfémias como exemplo porque são blogues conhecidos. Tomei conhecimento do “A Origem das Espécies” pelas letras gordas porque precisava de mais um exemplo de um blogue “mais conhecido” alojado na Sapo sendo o outro a do Markl. Dos exemplos do wordpress, escolhi dois que tinha visto nomeados no concurso MBP e que vistos na diagonal tinham a sua piada.
Dos mencionados os únicos que visito regularmente é o do Markl, da LiWL e os vossos. Os blogues políticos sigo pelos cabeçalhos nas letras gordas, e chega para mim.