Segundo o Google Analytics, algumas das visitas ao site foi em busca de informação em como se instala um sistema WordPress localmente no PC. Umas das vantagens em instalar localmente é o de podemos testar vários detalhes(por exemplo temas) do site e do wordpress sem conhecimento de terceiros. Os passos são “praticamente” os mesmos que falei anteriormente, o problema reside que o sistema operativo pode não ter as ferramentas necessárias instaladas.

Os requisitos em termos de software necessário são:

  • PHP 4.3 ou outra versão superior
  • MySQL 4.0 ou outra versão superior,
  • Apache or Litespeed(qualquer versão)

Em vez de instalar cada aplicação individualmente e configurar-la para as nossas necessidades, recomendo fazer o download do Xampp do Apache Friends. O Xampp instala e configura um servidor web(apache), um servidor de base de dados(MySQL 5.0), php 5, perl e mais algumas aplicações php, nomeadamente o phpAdmin. Existem versões para algumas distribuições Linux, Windows 98, NT, 2000, 2003, XP e Vista, Solaris Sparc e OS X.

O guia que se segue é para o Windows XP. Deduzo que os passos para os outros sistemas operativos sejam iguais ou praticamente idênticos. Para baixar o Xampp v1.6.5(recomendo a versão com instalador) carregue aqui ou pode verificar qual a última versão.

A lista completa de aplicações do pacote básico da versão 1.6.5 do Xampp:

  • Apache HTTPD 2.2.6
  • MySQL 5.0.51
  • PHP 5.2.5 + 4.4.7 + PEAR + Switch
  • Openssl 0.9.8g
  • phpMyAdmin 2.11.3
  • XAMPP Control Panel 2.4
  • Webalizer 2.01-10
  • Mercury Mail Transport System v4.52
  • FileZilla FTP Server 0.9.24
  • SQLite 2.8.15
  • ADODB 4.96
  • Zend Optimizer 3.3.0
  • XAMPP Security

Instalar o XAMPP

A versão do Xampp com instalador é muito fácil de instalar.

Depois de executar o ficheiro temos que escolher a linguagem de instalação. Para o exemplo escolhi a língua inglesa.

Para continuar a instalação carregamos no botão “Next”.

Temos que escolher uma pasta destino onde temos permissões suficientes para criar ficheiros e pastas. O Xampp instala todas as aplicações para essa pasta. Para continuar carregar em “Next”.

Se pretende ter um uso intensivo do servidor web local podemos instalar Apache, MySQL e Filezilla como serviço. Depois de feitas as opções carregamos em “Install”. Se for para um uso casual podemos sempre utilizar o painel de controlo do Xampp para iniciar manualmente o servidor web e de base de dado.

Terminada a instalação podemos executar a aplicação de controlo do Xampp. Para iniciar o servidor Apache e MySQL carregamos os botões “Start” respectivos.

A Firewall do Windows XP ou outra firewall poderá bloquear o funcionamento do servidor apache por motivos de segurança. Para o apache funcionar correctamente devemos “Desbloquear” o seu acesso. Se o PC onde instalamos o Xampp tiver uma ligação à internet activa, convém recordar que o mesmo fica disponível para terceiros.

Para verificar a instalação do Xampp abrirmos o http:\\Localhost. Se tudo estiver correcto verá um janela idêntica à imagem. Podem obter mais informações sobre o significado do localhost no Wikipedia. Em termos simples refere-se ao endereço do PC local.

Por defeito o servidor MySQL instalado tem o utilizador administrador – root, sem palavra-passe atribuída. Devemos executar item “Segurança” do menu lateral para definir uma nova e segura palavra-passe.

Criar um novo domínio virtual

Temos acedido ao servidor através do endereço http://localhost, mas, por vezes temos necessidade de ter outro endereço para os testes que queremos fazer. Como queremos ter acesso a um site com wordpress temos, ou devemos, criar um novo domínio, chamado de domínio virtual. Podemos ter dominios virtuais ilimitados mas precisam de ser configurados.

Para configurar um novo domínio virtual temos que alterar dois ficheiros de texto. O primeiro ficheiro a alterar chama-se hosts(sem extensão) e localiza-se em c:\windows\system32\drivers\etc. Depois de abrir o ficheiro acrescentamos as seguintes linhas

127.0.0.1       localhost
127.0.0.1       wordpress

O segundo ficheiro a alterar chama-se httpd-vhosts.conf, e encontra-se em c:\xampp\apache\conf\extra. Neste exemplo vou criar uma pasta para o conteúdo do novo domínio virtual(c:/xampp/htdocs/wordpress ) dentro da pasta por defeito utilizada pelo apache para o http://localhost. Acrescentamos o seguinte ao ficheiro:

NameVirtualHost *:80

<VirtualHost 127.0.0.1:80>
ServerAdmin webmaster@wordpress-teste.com
DocumentRoot "c:/xampp/htdocs/wordpress"
ServerName wordpress
ErrorLog logs/wordpress_error.log
CustomLog logs/wordpress_access.log common
</VirtualHost>

A informação sobre a localização da pasta para o conteúdo do site(DocumentRoot) deve obedecer ao seguinte:

  • Colocar a localização da pasta entre aspas
  • Utilizar a barra vertical direita(/) e não a normalmente utilizada em sistemas Windows.

Testar novo domínio virtual

Precisamos de criar um simples ficheiro de teste para verificar o novo domínio. O nome do ficheiro deverá ser index.html e deverá estar gravado na pasta definida como DocumentRoot.

<html>
<head>
<title>Teste Apache</title>
</head>
<body>
<h1>Funciona...</h1>
</body>
</html>

Abrirmos uma nova janela do browser com o seguinte endereço http://wordpress e deverá ter:

Conclusões

Depois de estar tudo configurado e a funcionar podemos seguir para a instalação do WordPress

Guia de instalação do WordPress – parte I

Guia de instalação do WordPress – parte II

e o que fazer depois de instalado o wordpress