Num artigo anterior “6 Meses – Números e estatísticas“, numa resposta ao comentário do Miguel Marinho já tive a oportunidade de explicar a diferença nos números, principalmente de visitas, que vamos encontrar entre o Google Analytics e os outros programas de estatísticas.

No meu caso tenho também acesso aos dados fornecidos pelo Awstats e o Webalizer, e, relativamente ao mês de Junho de 2008 são estes os seguintes dados:

Visitas Visitas Únicas Páginas Hits
Google Analytics 501 393 815
Awstats 1557 1000 4299 18680
Webalizer 2911 5929 23349

Como se pode verificar as diferenças são enormes. Sendo que os números de Awstats são sem as visitas dos robots, spiders e afins.

Vou relembrar que o código do GA está associado ao blog através do tema escolhido ou através de uma extensão, por isso, a visita só é contabilizado se for utilizado ficheiro do tema header.php, ou da função interna do wordpress wp_head() que é chamada para colocar informação pertinente nos cabeçalhos das páginas.

Quando acedo ao painel de administração do blog é um exemplo de visitas/páginas que não são contabilizados pelo GA, outro exemplo é do Feedburner, que gere o RSS do site, que fornece conteúdo sem gerar visitas no GA. Se o javascript estiver desactivado por motivos de segurança, será também uma razão para a diferença de números.

A vantagem do GA sobre os outras aplicações de estatística é que podemos “visualizar” o precurso do visitante pelo nosso site. Sabemos quanto tempo esteve em cada página, se saiu sem ler mais algum artigo,  comparar os dados do site com outros da concorrência para verificar se, por exemplo, picos de visitantes também se verificaram nos outros blogues, etc..

Não podemos descurar de verificar os dados das outras aplicações que podem complementar com mais algumas informações, nomeadamente se existe códigos de erros HTTP, quais os robots indexadores que passam pelo site, ou seja, cada aplicação tem a sua utilidade.